Powered By Blogger

domingo, 4 de novembro de 2012

ECO BAG COM SACOLINHA PLÁSTICA


Acessar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=QwUFsDdlP_Y que ensina como fazer uma eco bag com sacolinha plástica, atividade relativa ao projeto reciclagem.
A quantidade de eco bags que os grupos deverão fazer será referente ao número de casas entrevistadas, pois essas eco bags depois de pronta e personalizadas (aula de artes) serão entregues as pessoas entrevistadas, juntamente com o sabão.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

USINA DE BELO MONTE


USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE


projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte surgiu há mais de trinta anos, ainda no período de ditadura militar. O projeto foi engavetado em 1989, sob pressões de grupos indígenas liderados pelo cacique Raoni e o cantor Sting, ex-vocalista da banda “The Police”.
A hidrelétrica de Belo Monte possuirá uma capacidade para abastecer mais de 26 milhões de habitantes. A construção da hidrelétrica ocupará as regiões dos municípios paraenses de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitório do Xingu.
O lago gerado pela usina terá 516 km² de área, inundando 51.600 hectares de floresta, deixará submerso parte do Xingu (Volta Grande) e um terço de Altamira. A instalação da usina desalojará mais de 20 mil pessoas, mas gerará cerca de 80.000 postos de trabalho na sua construção.
Estima-se que a hidrelétrica de Belo Monte produzirá 11.233 MW de energia em épocas de cheias, que compreendem a quatro meses ao ano, e 4.000 MW nas épocas de baixa.
Segundo a professora Sônia Barbosa Magalhães, da Universidade Federal do Pará, em análise crítica ao Estudo de Impacto Ambiental (EIMA-RIMA) de Belo Monte, a obra gerará sérias consequências:
  • Inundação constante dos igarapés de Altamira, no lugar da inundação sazonal;
  • Redução da vazão da água e bloqueio do transporte fluvial até o Rio Bacajá;
  • Remanejamento de famílias locais;
  • Alteração do regime do rio relacionado aos meios bióticos e socioeconômicos;
Segundo a ONG WWF , a construção da hidrelétrica de Belo Monte poderia ser substituída pela repotencialização das usinas já existentes no país, pela redução do desperdício no sistema de distribuição elétrica, além de investimentos em fontes limpas de energia.
O leilão da construção da usina gerou protestos de grupos indígenas, do Movimento Nacional dos Atingidos por Barragens, com a participação do diretor do filme Avatar, o cineasta canadense James Cameron.
A barragem principal da Usina de Belo Monte será construída no Rio Xingu, a 40 km da cidade de Altamira. O projeto prevê a construção de duas casas de força, a principal será instalada no Sítio Belo Monte e a secundária junto ao Reservatório do Xingu.
Entre os defensores da obra está a chefia da Empresa de Pesquisa Energética. Segundo a empresa, a Usina de Belo Monte gerará um investimento 19 vezes maior do que o orçamento atual do estado do Pará. A EPE defende a proposta das obras que, segundo estudos, atingirá um terço da área original a ser alagada.

COM RELAÇÃO A CONSTRUÇÃO DA USINA DE BELO MONTE COMENTE SOBRE OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS.

Energia termelétrica



ENERGIA TERMELÉTRICA


 Está energia é resultante da combustão de materiais de fontes não renováveis, por exemplo, carvão, petróleo e gás natural, e também outros de fontes renováveis como lenha, o bagaço de cana, etc. A energia termelétrica pode ser utilizada tanto como energia mecânica como também por eletricidade.
Abaixo encontram-se links com mais informações sobre tipos de energia.

Energia solar



ENERGIA SOLAR

 O sol é em si grande produtor de calor e potência, proporcionadas pela radiação eletromagnética que ele libera, assim o sol através de processos distintos é responsável pela geração de dois tipos de energia elétrica, a energia térmica e a energia fotovoltaica.
A energia térmica é gerada a partir de coletores solares que ao captar a energia provinda do sol transfere à água utilizada geralmente em chuveiros elétricos, pois a água é totalmente aquecida quando recebe a energia térmica. Já a energia fotovoltaica, possui duas possíveis formas de ser coletadas, seja por lâminas ou por painéis conhecidos por painéis fotovoltaicos, tanto um como o outro são compostos de um material que possui capacidade de capturar a radiação liberada pelo sol e produzir  energia elétrica. A energia fotovoltaica possui mais de um fator interessante, ela pode ser utilizada diretamente ou então pode ser abrigada em baterias para ser utilizada quando não houver sol.
A grande vantagem da energia provinda do sol, térmica ou fotovoltaica, é que é uma energia limpa, isto é, não ocasiona a poluição, além de dispensar a utilização de turbinas e geradores, no entanto, o custo para a realização desses processos ainda encontram-se elevados.

Energia nuclear



ENERGIA NUCLEAR



A energia nuclear se produz a partir de uma reação denominadas fissão, a fissão segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, é para a física nuclear a divisão de um núcleo de átomo pesado (urânio, plutônio, etc.) em dois ou vários fragmentos, determinada por um bombardeamento de neutrões, e que libera uma enorme quantidade de energia e vários neutrões = cisão. E á a partir da fissão do núcleo de um átomo que bombardeia uns contra os outros ocasionando o rompimento do núcleo e gerando grandes quantidade de energia.
As usinas nucleares, apesar de ser mais uma opção de gerar energia, também provocam acidentes graves no ecossistema, assim como ocorreu nas usinas de Three Miles Island, nos EUA, em 1979, e Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, pois a extração dos núcleos dos átomos ocorre a liberação de dejetos radioativos que altera a genética, provocando o câncer, além de danificar de modo incalculável o meio ambiente.
Só no Brasil existem duas usinas nucleares em funcionamento, Angra 1 e 2, no município de Angra dos Reis, RJ.


Energia eólica



ENERGIA EÓLICA

 A energia eólica - produzida a partir da força dos ventos - é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aerogeradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade de energia transferida é função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das pás (hélices) e da velocidade do vento.
A avaliação técnica do potencial eólico exige um conhecimento detalhado do comportamento dos ventos. Os dados relativos a esse comportamento - que auxiliam na determinação do potencial eólico de uma região - são relativos à intensidade da velocidade e à direção do vento. Para obter esses dados, é necessário também analisar os fatores que influenciam o regime dos ventos na localidade do empreendimento. Entre eles pode-se citar o relevo, a rugosidade do solo e outros obstáculos distribuídos ao longo da região.
Para que a energia eólica seja considerada tecnicamente aproveitável, é necessário que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 metros, o que requer uma velocidade mínima do vento de 7 a 8 m/s (GRUBB; MEYER, 1993). Segundo a Organização Mundial de Meteorologia, o vento apresenta velocidade média igual ou superior a 7 m/s, a uma altura de 50 m, em apenas 13% da superfície terrestre. Essa proporção varia muito entre regiões e continentes, chegando a 32% na Europa Ocidental.
A utilização dessa fonte para geração de eletricidade, em escala comercial, começou na década de 1970, quando se acentuou a crise internacional de petróleo. Os EUA e alguns países da Europa se interessaram pelo desenvolvimento de fontes alternativas para a produção de energia elétrica, buscando diminuir a dependência do petróleo e carvão .
É bom saber que para que o processo de produção de energia eólica ocorra, é indispensável locais em que a velocidade média anual dos ventos seja superior a 3,6 m/s, contudo não se pode esquecer dos custos bem  mais elevados, a boa notícia é que em abril de 2002 o governo federal criou, pela lei nº 10. 438, o Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), tendo como objetivo principal a utilização da fonte eólica.
Para mais informações acesse o link abaixo:

energia hidrelétrica



ENERGIA HIDRELÉTRICA



 Energia proveniente da força da água, isto é, uma grande quantidade de água que atinge as turbinas, de altura elevada, fazendo com que o gerador elétrico seja acionado, proporcionando energia elétrica a toda a população próxima à usina hidrelétrica. Porém, a grande necessidade de energia consequentemente leva ao aumento de usinas hidrelétricas, e para sua construção é preciso inundar grandes áreas de terra, o que altera todo o ecossistema existente ali, animais sendo deslocados de seu habitat, toda espécie de plantas sendo destruída, podendo ainda, dependendo da formação terrestre, causar alagamento e o deslocamento da população residente dos ribeiros. Com isto, a outra opção da usina hidrelétrica, a fio d' água que produz energia sem necessitar de grandes reservatórios de água.é
A energia hidrelétrica é uma das mais antigas e também mais utilizadas, principalmente no Brasil, que possui grandes mananciais de água, tornando mais favorável este recurso, mas com escassez de chuva e alta temperatura isso está se tornando preocupante, até mesmo para o nosso país.
Para mais informações acesse o link abaixo. 

domingo, 21 de outubro de 2012

Energias renováveis e não renováveis

ENERGIAS RENOVÁVEIS  E NÃO RENOVÁVEIS






A energia renovável é aquela provida de fontes capazes de se 
regenerar por meios naturais, portanto, são considerados inesgotáveis. Também é conhecida por energia limpa, pois durante o processo de produção de energia é gerado nenhum, ou poucos, resíduos poluentes.





A energia não-renovável são recursos naturais que, quando utilizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza, a um prazo útil. Tanto os combustíveis fósseis como os nucleares são considerados não renováveis, pois a capacidade de renovação é muito reduzida comparada com a utilização que deles fazemos. As reservas destas fontes energéticas irão ser esgotadas, ao contrário das energias renováveis.